Parkinsonismo
Parkinsonismo é um termo geral para condições com sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson, como tremores, rigidez muscular e movimentos lentos. No entanto, ao contrário da doença de Parkinson, que tem causa desconhecida, o parkinsonismo pode ser causado por outras doenças, lesões cerebrais, medicamentos ou toxinas.

Sintomas
Segundo a Parkinson's Foundation, os principais sintomas das diferentes formas de parkinsonismo são lentidão e rigidez. Além disso, há sintomas extremamente variáveis que mudam ao longo dos anos e com a progressão da doença. Em linhas gerais, outros sintomas comuns são:
-
Graus variáveis de tremor
-
Alteração da expressão facial
-
Dificuldade de andar
-
Desequilíbrio
-
Tendência a queda
-
Anormalidades posturais
-
Movimentos involuntários associados
A depender da doença, os pacientes podem ainda apresentar dificuldade para falar e engolir, alterações do comportamento, raciocínio ou outras habilidades cognitivas.
Causas do Parkinsonismo
Qualquer condição ou doença que cause diminuição da dopamina no cérebro pode produzir um quadro de parkinsonismo. A Doença de Parkinson é a causa primária do parkinsonismo e todas as outras doenças que afetam a dopamina são causas de Parkinsonismo secundário e incluem:
Medicamentoso
Processos Degenerativos Hereditários
Parkinsonismo-Plus
Atípico
Tratamentos
Há uma sobreposição no tratamento de Parkinson e parkinsonismo. A terapia dopaminérgica (o tratamento de primeira linha para Parkinson) pode ser eficaz em alguns parkinsonismos. Um programa regular de exercícios diários é vital para manter o tônus muscular, a força e a flexibilidade. Outros tratamentos comuns para Parkinson e parkinsonismo incluem terapia física, ocupacional e da fala; antidepressivos e toxina botulínica (Botox) para distonia. Para todas as condições, os profissionais de saúde visam tratar os sintomas que mais afetam a qualidade de vida de uma pessoa.


