
Cefaléia
Cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como dor de cabeça.
Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias.
A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou surgir com sintomas como náuseas e sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.
Quais os tipos de cefaléia?
Ao todo, existem mais de 150 tipos de dor de cabeça, que são classificados de acordo com a origem da dor. Entre os principais tipos de cefaleia podemos destacar:
-
Cefaleia tensional – também chamada de cefaleia de tensão, essa dor de cabeça surge geralmente no fim do dia, sendo resultado de um processo de tensão ou de estresse muito grande. Sem perceber, quando estamos muito nervosos, podemos tensionar de forma excessiva os músculos do pescoço, da nuca, da testa e da musculatura ao redor do crânio, resultando em uma dor de cabeça que pode ter intensidades que vão de leve a moderada.
-
Cefaleia em salvas – essa dor de cabeça costuma atingir somente um lado da cabeça e se apresentar em ondas pulsantes, em vez de ser uma constante na vida do paciente. Surge e desaparece de repente e pode envolver até mesmo os olhos, causando uma queda da pálpebra ou até mesmo um olho lacrimejante.
-
Cefaleia cervicogênica – nesse tipo de dor de cabeça, a dor se origina do pescoço, geralmente como resultado de um processo relacionado à coluna vertebral. É como se essa dor surgisse da nuca e fosse até a frente da cabeça ou atrás dos olhos. Ela pode ser agravada com certas posturas do pescoço ou se uma certa pressão for aplicada nele.
-
Cefaleia causada por medicamentos – também conhecida como cefaleia de rebote, pode ocorrer quando analgésicos são usados com muita frequência para aliviar dores de cabeça. Esse uso excessivo pode levar o corpo a se acostumar com o medicamento, resultando em mais dores de cabeça quando a medicação é interrompida.
-
Enxaqueca – é caracterizada por dores pulsantes, que podem ser intensas ou moderadas. Ainda não se sabe o que causa a enxaqueca, embora possa ser provocada por cheiros fortes, sons, ambientes com alta luminosidade e ingestão de cafeína em excesso. As crises podem durar de quatro a 72 horas.
Tratamento de Cefaléia
O tratamento da cefaleia vai depender diretamente do tipo de cefaleia que a pessoa possui. Em muitos casos, como os da cefaleia de tensão, o paciente precisa remediar aquilo que está servindo como gatilho para a dor, com o objetivo de evitar dores de cabeça.
Existem medicamentos variados que podem auxiliar a diminuir ou aniquilar a dor da cefaleia. Eles devem ser administrados de acordo com o tipo de cefaleia.
É o caso, por exemplo, do bloqueio de alguns nervos, feito por toxina botulínica. Nessa modalidade de tratamento, o sinal que avisa ao cérebro que aquela parte do corpo está com dor não consegue chegar até o órgão, permitindo que o paciente viva sua vida sem maiores problemas.


